quinta-feira, 4 de julho de 2013

Piggy D. interviewed by Maine Music News



Translated to portuguese. 

"A música tornou-se um fast food. Nós queremos isso por $1.00, queremos isso agora e então se foi" - Piggy D.

Matt Montgomery ,também conhecido como Piggy D., é mais famoso como guitarrista no Wednesday 13 e baixista de Rob Zombie. Maine Music News teve a chance de conversar com Piggy D. sobre o próximo Rockstar Energy Drink Mayhem Festival e sobre o novo álbum de Rob Zombie "Venomous Rat Regeneration Vendor."

MMN - Você está se preparando para sair na turnê do Mayhem Festival, a partir de 29 de junho. Quando você vai começar o processo de ensaio?

Piggy D. - Nós já começamos. Começamos algumas semanas atrás. Nós três - John, Ginger, e eu - ficamos juntos, passamos todas as músicas e revisamos tudo. Agora que temos um CD novo fora, temos novas músicas na mistura.

MMN - Quanto do novo álbum você está colocando no novo setlist?

Piggy D. - É difícil dizer, com um novo álbum. Nos preparamos muito. Depende de quanto tempo o CD foi lançado, e como as pessoas estão familiarizados com ele. As pessoas querem ouvir as coisas antigas. Além disso, existem algumas músicas que a banda tem que tocar ou seremos crucificados. O máximo que eu acho que tocaria são três ou quatro músicas novas.

MMN - É algo que vocês como a banda tem total controle ou a gravadora faz alguma interferência?

Piggy D. - Obviamente, eles iriam gostar de nós ver tocando os últimos singles ou o próximo. No entanto, isso tudo tem haver com o fluxo do show. Por exemplo, as últimas turnês que fizemos, nós abrimos com Jesus Frankenstein do último álbum, que não era um single. O que isso faz, são passos de mostrar uma certa maneira. Nós gostamos que o show tenha certos momentos e  uma série de ondas. Às vezes abrir com uma música sombria lenta define o tom para o caos que vem depois. Considerando que se você acabou de sair com fogo e uma música rápida e mais fogo, então você acaba tentando descobrir para onde vamos a partir daqui? Então, nós gostamos de  passá-lo e construí-lo. Isso adicionado um pouco de teatro a ele.

MMN - Que tipo de processo de pensamento vai para criar o setlist? Obviamente, você está tentando coordenar a sua iluminação, vídeo, pyro e toda a sensação e o fluxo do show.

Piggy D. - É um processo muito lento. Teremos um mês a partir de primeiro de junho, com a banda completa em uma sala, sete dias por semana, correndo o set duas ou três vezes. Nós ensaiamos muito. Agora, isso é apenas música, ficando apenas a música para baixo. Então nós temos os ensaios de produção onde trazemos o vídeo, os robôs, e todos os novos adereços. Há novos costumes e novos instrumentos. Tudo é novo. É um processo muito detalhista com todo o conteúdo e tudo o que vai para o show. Tudo isso tem que ser descoberto antes do tempo, não só para o aspecto teatral do espetáculo e do valor da produção do show, mas também por razões de segurança - onde podemos ir e onde não podemos. Uma vez que tudo isso está definido e bloqueado, então nós quatro - bem, Ginger é preso em um assento - então realmente nós três na frente podemos enlouquecer e que é a  parte completamente improvisada. Essa é também a parte que às vezes pode acabar em lágrimas, se você não for cuidadoso. É uma produção muito organizada  que é muito segura. No entanto, você tem o elemento onde você tem três macacos raivosos na frente do palco, e essa é a parte em que você não sabe o que vai acontecer.

MMN - Todo artista tanto evolui ou estagna, às vezes perdendo fãs do início do processo. Você pode articular a visão que Zombie teve para o CD mais recente?

Piggy D. - Eu posso tentar. Ele tornou-se confortável com o seu legado em relação ao que as pessoas esperam dele. Pegue "Educated Horses", por exemplo, musicalmente não era muito uma partida de outro material. No entanto, as pessoas percebiam isso como um ponto de partida, porque ele não estava usando nenhuma maquiagem ou uma garra gigante. A percepção torna-se realidade para os fãs. Considerando que eu adoro esse álbum, muitas pessoas tinham afirmado que eles perderam o antigo Zombie. Realmente não foi muito diferente, mas parece que é por causa das mudanças na formação que tivemos. Eu estou com a banda a 7 anos e John  está a 8 anos. Todos nós já conhecemos uns aos outros muito mais. Todos nós já descobrimos os nossos papéis no palco, maquiagem, figurino e imagem correta. Nós estamos muito mais confortáveis e evoluímos juntos. Tudo isso tem caído ao longo dos últimos 7 anos. Isso, de certa forma, influenciou a música, porque Rob agora se sente mais confortável com quem ele tem em torno dele, e o processo de escrita mudou um pouco também. Ele está voltando e revisitando temas antigos que ele fez com White Zombie e com os seus dois primeiros discos solo. Ele tem chegado a esse tipo de som de volta com a nova equipe em torno dele e uma nova visão. Pelo menos é assim que eu acho que aconteceu. Há, definitivamente, uma boa mistura das coisas que ele é conhecido artisticamente mais um pouco de experimentação sobre o novo álbum, especialmente com as estruturas das canções. Eu estava dizendo para outra pessoa, que as estruturas musicais são muito atípico neste disco.

MMN - O que ele quer alcançar musicalmente ou pessoalmente,como um cantor, nesse novo álbum?

Piggy D. - Uma coisa que ele disse alguns meses antes de nós começarmos o novo álbum foi que ele queria escrever coisas muito atípicas. Ele não queria que elas fossem ações,intro,verso,refrão,verso,refrão,solo e refrão. Elas realmente são diferentes e muito disso aconteceu depois que as músicas foram gravadas. Houve muita concentração no fluxo individual das canções e no fluxo das canções no disco. Se alguém se importa mais com isso - não é um monte de gente sentar e ouvir o disco todo durante o tempo todo. Eu entendo que é um mundo agitado e as pessoas não tem necessariamente 30-40 minutos para dedicar-se a sentar com um álbum.

MMN - Exatamente. Vivemos em um mundo digital. Quando você está começando a escrever um álbum, eu tenho certeza que você pergunta a si mesmo - Eu estou escrevendo um álbum para contar uma história ou posso concentrar em tentar criar músicas individuais que vão vender?

Piggy D. - Para um artista que começou na década de 80 que fez esses discos, é um processo de evolução, porque a música tornou-se fast food.  Nós queremos isso por $1.00, queremos isso agora e então se foi.

MMN - Como o processo de escrita funcionou para o novo álbum?

Piggy D. - Todos nós trouxemos uma tonelada de ideias. Eu acho que eu trouxe 18 ideias musicais diferentes para o disco. John tinha o dobro e Rob teve três vezes mais. Foi um processo diferente dessa vez. O último álbum, "Hellbilly Deluxe 2", todo mundo estava no estúdio,todos os dias,o tempo todo,5 dias por semana. Muitos dos sons foram acompanhados ao vivo e a estrutura das canções realmente não mudaram. Era John 5, Tommy Clufetos e eu tocando a música algumas vezes antes de passar para outra coisa e então Rob cantando em cima dela com o mínimo de 'over dubs' (acrescentar o vocal em uma gravação já feita).
Este, "Venomous Rat Regeneration Vendor", foi diferente. Tudo foi monitorado e em seguida,passou por esse processo de riffs sendo substituído por outros riffs de outra parte. Algumas pessoas percebem isso com a edição, mas eu realmente gosto de chamá-lo de arranjo. Isso foi muito cuidadoso e preciso quanto ao que serve cada canção. A canção que eu acabei contribui foi "Lucifer Rising", uma canção que foi gravada para o último disco. Tommy Clufetos tocou ela, Joey Jordison tocou ela e em seguida Ginger Fish toca ela. Ela passou pelo filtro de todos até que soasse e parecesse certa, e então Rob soube exatamente o que a música era e onde ela se encaixava.

MMN - Como é atuar como um personagem? É libertador?

Piggy D. - Trata-se, tanto quanto as pessoas olham para ele como - oh, você está vestindo uma fantasia e está usando maquiagem. Você realmente tem que ser outra pessoa naquela hora. As pessoas não podem realmente querer me ver de jeans e uma camisa olhando para as minhas fricções fazendo problemas matemáticos com o meu violão. Eu quero ser entretido quando vou a um show. Eu quero ver algo algo que eu não vejo todos os dias. Eu sempre fui uma pessoa influenciada teatralmente. Eu adoro figurinos e maquiagem. Isso soa tão banal, mas é realmente apenas uma extensão da minha personalidade. Eu começo a tocar nas coisas que eu tenho dentro de mim, mas eu nunca faria em público. Todo mundo tem esse sonho estranho onde eles estão andando pelo shopping nu. Eu consigo fazer isso e você pode me julgar, mas ninguém vai me prender.

MMN - Como você inventa seus figurinos de palco? Que tipo de pensamento vai para isso?

Piggy D. - Vários pensamentos vão para ele. Eu tenho certas coisas que eu gosto. Eu gosto do processo de colocar as coisas em conjunto. A maquiagem é algo que tem evoluído ao longo dos último anos. Conseguimos a partir disso começar a criar nossos personagens. O meu foi muito animal há alguns anos. Eu usava um monte de peças influenciadas em animais. Agora, tornou-se uma versão estranha metalizada de um cara esqueleto. Eu não tenho um nome para isso, mas definitivamente isso reflete tudo que eu sou dentro.

MMN - Há algo novo teatralmente que podemos olhar para a frente com a turnê Mayhem?

Piggy D. - Há novos adereços,novo vídeo,novos instrumentos,novos figurinos, lá há um novo tudo. Eu vi alguns dos adereços  sendo construídos algumas semanas atrás e eles estão enormes. Eles são tão loucos. É tão divertido ser parte de um show como esse onde não existem regras. As únicas regras são - Será que vai caber no caminhão? E vai caber na porta? Às vezes, mesmo essas regras não se aplicam como tenho visto portas sendo removidas para que ele possa estar em forma no palco.

MMN - Você têm que eliminar a teatralidade devido ao tamanho da tour?

Piggy D. - Você poderia pensar nisso por está dividindo o palco com tantas bandas, com tantos equipamentos, mas realmente isso foi o contrário. Eu acho que tem a ver com o tipo de local que estamos tocando. Muitos são galpões ao ar livre onde existe realmente mais espaço. Há mais equipes porque é um festival. Nós somos realmente capazes de trazer mais equipamentos para essa turnê.

MMN - O que você ouve para a música crescer? O que inspira você agora?

Piggy D. - Tudo. Eu tinha um irmão mais velho que estava no KISS, Van Halen e Journey. Eu cresci com rock and roll na porta ao lado. Meus pais e meu irmão estavam em uma banda antes de eu nascer, então eu cresci com um kit de bateria, baixos, amplificadores de baixos, guitarras, amplificadores de guitarras e violões em todos os lugares de minha casa. Meus pais estavam em show tunes, músicas country e gospel. Eu tinha todos esses álbuns. Além disso, eu adorava Star Wars, ficção científica e filmes de terror. Eu tinha a trilha sonora de Star Wars, a partitura de John Williams, um disco ao vivo de John Cash, KISS "Ao Vivo II" e "My Fair Lady". Eu escutava de tudo e adorava isso. Eu adorava as músicas dos programas de TV. O primeiro de 45 que eu comprei foi o tema de The Dukes Of Hazzard. Apenas coisas estranhas. Eu simplesmente adorava as músicas dos programas de TV e filmes, assim eu poderia voltar representá-lo no meu quarto.

MMN - Última pergunta, quem você está ouvido atualmente?

Piggy D. - Tudo isso ainda. Isso me mantém ligado à terra. Eu realmente tento manter o meu dedo sobre o material novo que está saindo. Eu tento ouvir tudo. Realmente não há nada que eu não escuto. A única coisa que eu tenho dificuldade em conectar-se hoje em dia é o metal. De vez em quando a banda sai e eu me sinto como "uau, eu não ouvi isso antes." Eu sinto que estamos em um período de seca por um tempo em relação ao hard rock e metal. Tem tudo se tornado muito "soa substituído" do ponto de vista da produção. Há o mesmo baixo e amostras armadilha que eu ouvi nos últimos três álbuns. Tornou-se muito cortador de biscoito e pintura por números. Estou sempre à procura especificamente nesse gênero de merda que eu não tenha ouvido antes.

MMN - é algo como parece que são propensos a mudanças

Piggy D. - Exatamente, sempre tem duas ou três bandas pioneiras em um estilo musical e em seguida uma centena de outras bandas adere a esse estilo e os fazem parecer chatos

MMN - Muito obrigado pelo seu tempo, e eu estou ansioso para vê-lo no Mayhem Festival em Bangor no dia 17 de julho.

Piggy D. - Legal,cara. Eu amo Maine, e estou ansioso para voltar lá.

Tradução: Piggy D. Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário